sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa

Recentemente fui felicitado com votos de que a páscoa me trouxesse esperança, alegria e muitas coisas boas. Agradeci, claro, pois afinal todo voto de felicidade e de alegria é sempre bem vindo seja ele dado na páscoa ou no natal ou, ainda, em qualquer dia da semana.

Mas o que vem a ser a páscoa?

A páscoa foi instituida por Deus por ocasião da libertação da escravidão do povo de Israel em relação ao Egito. Ali Deus deu ordenanças claras de como a páscoa deveria ser celebrada, ou seja, passou a ser um ritual formal que trouxesse a lembrança do povo de Israel a condição de escravo e de que Deus os havia tirado dessa famigerada condição.

Não há nada pior do que ser escravo. Ter tolhida nossa liberdade de ir, vir falarmos e fazermos o que quisermos é das ofensas a maior. O Brasil já foi um país de escravos e sabemos que isto trouxe desvantagens tanto para os negros quanto para a própria nação.

Quando o Brasil tornou livre os negros, embora não tivesse um plano de integração social para eles fez a coisa certa, dentro dos limites.Mas como dissemos, a falta de um plano de socialização do negro os lançou-os a margem, tratando-os como inferiores, mendigos e pior: muitos os viam ainda como escravos.

Nossa cultura tem se aprefeiçoado em relação a aceitação dos nogros na sociedade. A Constituição Federal Brasileira de 1988 prescreve que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de raça, cor, sexo, etc.

Esse avanço parte de uma idéia simples lançada a muitos anos atrás: ama o teu próximo como a ti mesmo.

Foi Jesus quem nos deu a plena liberdade e a celebração da páscoa passou a ser o momento de lembrar não de sua morte, mas de que éramos todos escravos do pecado, pois todos nós éramos egoistas, maus, amantes da corrupção e do descaso com o outro. Éramos capazes de entregar nosso semelhante a morte sem motivo algum, a exemplo do que fizeram com Jesus.

Sendo a páscoa uma lembrança do tempo de escravidão devemos considerar que ao sermos tirado dessa condição de escravos do pecado, Jesus não nos jogou em uma sociedade para ficarmos a margem dela. Ele traçou um plano de integração e desenvolvimento para todos quantos o aceitarem.

Primeiro: constituiu uma nova família, que é a igreja de Deus, na qual todos são bem recebidos pela comunidade, que procura auxiliar o novo membro como se tratasse de uma criança de colo, dando suporte e apoio até que possa andar e desenvolver por si só.

Segundo: valoriza o trabalho e o seu rendimento, mostrando como se organizar para ser próspero em todo seu caminho.

Terceiro: valoriza a família, pois transmite a importância de se vever bem dentro de casa com seus cônjuges e filhos ou pais, procurando extinguir as causas de conflitos familiares: bebedeiras, jogos, adultérios, desrespeitos e tantas outras causas que levam a degradação familiar.

Quarto: valoriza a eduação. A formação de nossos jovens e também dos adultos corresponde a melhoria de vida e por isso Jesus passou grande parte de seu ministério terreno ensinando e esta foi uma das tarefas que transmitiu aos seus sucesseores: ensinar e persistir em ensinar.

Quinto: traçou plano de desenvolvimento do sistema de saúde. Ao combater o vício e estimular uma vida saudável contribui para o bem estar do ser humano, fora isso, Jesus curou muitos que estavam infermos e também deu essa capacidade aos seus discípulos e a muitos outros pastores até o dia de hoje.

A igreja de Cristo hoje é herdeira dessas atribuições e tem procurado realizá-las o melhor possível, assim, o que podemos desejar nessa e em todas as outras páscoa? Que você reflita em sua vida e veja se você já deixou de ser escravo do pecado, se você tem encontrado a felicidade e a alegria de viver e a prosperidade. se você ainda não é dono de suas vontades e tem de agir de certa maneira porque se vê forçado pelo vício ou por falta de controle emocional, te convido a vir a igreja Betesda a Av. Massao Watanabe, 533 - Jd. Sta Cruz - São Paulo e ter um encontro com Jesus, o qual vai por meio de nossas orações e seu ato de fé transformar-lo em uma pessoa livre, verdadeiramente livre. Disse Jesus, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Venha viver a verdadeira páscoa: Venha viver o momento de real liberdade. Venha para Jesus.

Pr. Maurício Simões
SP 03/04/2010

Um comentário:

  1. A paz do senhor jesus, pastor mauricio gostei muito do seu blog,é mais uma escola, para nos que queremos crescer na fé e no conhecimento em cristo jesus. Deus abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir