terça-feira, 13 de abril de 2010

A impossibilidade de conciliação dos velhos hábitos com o evangelho de Cristo.


Em Mateus 09 v 16 e 17 Jesus fala da impossibilidade de se fazer um remendo novo em pano velho ou de deitar vinho novo em odre velho e assim, nos mostra a impossibilidade de conservar os velhos costumes diante do evangelho, afirmando haver completa incompatibilidade entre os seus ensinamentos e aqueles oriundos de uma vida no mundo.

Se sua pergunta é: tenho de aceitar a Cristo e deixar todos os meus hábitos? A resposta é sim.

O engraçado que parece ser tão fácil ouvir esse mesmo princípio vindo de um lider budista, que quando diz que somos como um copo, se estivermos cheios de água tudo o que for acrescentado será jogado fora e para nada se aproveita. Mas se estivermos vazios, tudo de novo preencherá o vazio e nada se perderá.

Cristo é precursor deste ensinamento e afirma que não se deve misturar o novo com o velho para que não haja incompatibilidade.

As maiores causas de abandono da fé, e falo isso por empirismo e não por estudos detalhados, está no conflito entre os costumes do mundo, trazidos e arraigados na pessoa, que teima em não deixá-los por acreditar que em nada afetará sua vida com Deus e os novos costumes transmitidos pelo estudo da bíblia e das pregações.

A verdade é e será sempre de eque não há compatibilidade. O novo crente e o crente antigo que passa a cobiçar o mundo vai se esvaziando de Deus e a cada dia se afasta mais dos princípios Cristão: é o rompimento. Um não suporta o outro e por fim ambos se estragam. A pessoa não vive plenamente o evangelho de Cristo e não vive plenamente o mundo.

Nisso a pessoa se torna morna, insossa, sem atrativos para Deus pois é uma pessoa indecisa, insegura e com medo de assumir um compromisso sério com Deus.

Se até hoje você teve dúvidas de como seguir o evangelho de dou um conselho de amigo: abraçe os ensinos de Cristo e siga-os com toda segurança, deixe o mundo e seus costumes e você vai encontrar a verdadeira felicidade. Deixe os ensinamentos de Jesus renovarem sua vida, fazendo-se novo para ele. Dê essa chance a você mesmo de viver o que é novo em sua plenitude e assim, ser pleno para Deus e para o mundo.

Ore comigo agora:

Senhor, eis aqui um coração esvaziado das coisas do mundo para ser enchido pela tua palavra. Coloque em mim, Senhor Jesus, a tua novidade e me faça pleno em alegria e consistência. Eu sou seu Jesus e a tua doutrina será sempre a minha forma de vida, pois sei que és a melhor forma de se viver.

Amém.